A relação entre o Brasil e os países europeus já ocorre a um bom tempo e isso não é nenhuma novidade, porém, em tempos recentes, o MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) vem ampliando os esforços para solidificar o posicionamento de nossa nação no cenário econômico desse grupo de países tão importantes e tradicionais. Um dos principais desafios apresentados nessas situações está ligado à necessidade de quebrar o costume da população local que, mesmo em um mundo completamente globalizado e interligado, ainda reconhece extremo valor em suas tradições locais e prioriza o consumo de produtos desenvolvidos pelo mercado interno, todavia, por se tratar de um mercado bastante grande, ainda existem grandes oportunidades para a entrada de novos players, e essa é a oportunidade que o Brasil procurava.
O MDIC está desenvolvendo variados programas para auxiliar na entrada de novos empreendimentos brasileiros no Velho Continente. Iniciativas como Brazilian Footwear e Wines of Brasil pretendem aumentar a visibilidade dos produtos por meio de feiras e convenções, expondo o melhor que o nosso país tem de para oferecer em suas respectivas categorias.
No programa Brazilian Footwear dezenove empresas de calçados foram selecionadas (Bibi, Capodarte, Cartago, Copacapana, Democrata, Dumond, Grendha, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Luz da Lua, Ortopé, Pegada, Raphaella Booz, Renata Mello, Rider, Sollu, Suzana Santos, Werner e Zaxy) para trabalhar com o intuito de expandir a atuação brasileiras no mercado internacional, até o momento, os resultados do programa já podem ser percebidos no aumento de 54% com relação ao mesmo período em 2017. A França se destaca como o principal mercado interessado nos calçados brasileiros.
Já o programa Wines of Brasil apresentou resultados diferentes do anterior, embora tenham crescido levemente os números da exportação de vinhos e espumantes para solo europeu, o grande destaque se atribui a apreciação que tais mercadorias estão adquirindo por lá, adquirindo lugar de destaque no prestigiado festival Taste of London, evento gastronômico que acontece na capital inglesa e reúne diversos profissionais da área e entusiastas de todas as partes da Europa.
A Narwal é o maior software de gestão de Comércio Exterior e Logística Internacional do Brasil.