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Como calcular market share e aumentar a participação no mercado

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É muito importante saber como calcular o market share. Isso porque essa métrica é especial, pois possibilita a análise externa, que muitas vezes é esquecida.

No comércio exterior, analisar o mercado para desenvolver estratégias entre os concorrentes é imprescindível. Afinal, trata-se de um mercado bastante competitivo. Mas antes de iniciarmos o texto, vamos te situar sobre a definição de market share.

Basicamente, market share é a porção de mercado que uma empresa representa. Por entendermos a importância de aprimorar essa métrica, neste artigo, vamos te ensinar como calcular.

Boa leitura!

O que é market share e qual a sua função?

Market share é uma métrica baseada na porcentagem de vendas de uma empresa em relação a outras empresas do mesmo setor.

É importante ressaltar que é preciso delimitar uma amostra para a análise, sendo ela de um período de tempo determinado ou uma região.

O market share é uma ferramenta importante para análise em relação ao mercado, pois é possível perceber a participação da empresa em diferentes aspectos, como financeiro ou satisfação dos clientes.

O termo market share traduzido para o português significa quota de mercado.

Agora que entendemos a definição do termo, é necessário entender como ele funciona.

Na prática, a função dessa métrica é servir como um indicador capaz de permitir a avaliação por gestores da receita de um negócio em relação aos concorrentes do mesmo setor de atuação.

Ou seja, se esse número se demonstrar baixo, quer dizer que a sua empresa não tem se destacado entre a concorrência. 

Cabe também uma melhor sensibilidade na hora de realizar o cálculo. É preciso considerar uma região que faça sentido para o negócio.

Com os dados levantados pelo cálculo do market share será possível identificar alguns pontos fracos da empresa, para que um plano de ação seja estabelecido, priorizando resolver o problema encontrado.

Leia também: Quais são os tipos de containers? Conheça os principais aqui!

Leia também: Demurrage: o que é, como funciona e como evitá-lo

Como calcular market share de diferentes formas (Exemplos)

Profissional de terno e gravata mostrando uma fatia de um gráfico digital, simbolizado o que é market share

Entenda como calcular a participação de mercado de diferentes maneiras, inclusive em transações de comércio exterior:

Como calcular o market share da sua empresa?

O principal cálculo da quota de mercado busca entender qual é a porcentagem de venda que uma empresa possui em relação a outras do mesmo setor.

Antes do cálculo, como já ressaltamos, é importante escolher uma determinada região e considerar um período de tempo.

Com tudo isso decidido e todos os dados levantados, aplique a seguinte fórmula:

Market share = total de vendas (em valores ou unidades) / total de vendas do setor (em valores ou unidades) x 100

Sendo assim, vamos considerar a comercialização de um pequeno empreendedor que comercializa produtos eletrônicos importados.

As vendas em 2 meses totalizaram R$ 15.000. Outros comerciantes do mesmo tipo, em sua cidade e no mesmo período venderam o total de R$ 90.000.

Os valores na fórmula se aplicam da seguinte maneira:

15.000 / 90.000 x 100 =

Total: 16,66%

Desse modo, o comerciante do exemplo possui 16,66% de market share, ou seja, a sua fatia de mercado é de 16,66%.

Calcular market share de clientes

O market share também pode ser aplicado em comparação à sua clientela em relação aos concorrentes.

A fórmula mantém a mesma base. Vamos para mais um exemplo:

Você trabalha com despacho aduaneiro e atendeu 25 clientes em 2 meses. Os seus concorrentes, de uma região específica, atenderam ao todo 130 clientes no mesmo período.

Dessa forma, o cálculo é:

25 / 130 x 100 = 19,23 clientes

Isso significa que, de todo mercado, você detém, em média, 19,23 clientes. 

A partir desse número é possível entender se a empresa está com um número baixo de clientes ou não.

Calcular market share de unidade

Calcular market share de unidade é bastante simples. Para isso, é necessário considerar, ao invés da receita, a unidade das vendas concretizadas.

Vamos supor que uma empresa exportadora decide realizar o seu market share em unidades de exportações.

Sendo assim, em 6 meses, 560 unidades de mercadorias foram enviadas para outro país. Os concorrentes, ao todo, exportaram 5.700 unidades.

O cálculo então será:

560 / 5.700 x 100 = 9,82%

E como calcular o market share relativo?

O market share relativo busca entender como a sua empresa se encontra em relação ao principal concorrente.

Nesse caso, é necessário descobrir qual a quota de mercado da outra empresa. Com esse dado, basta aplicar a sua porcentagem e a do concorrente na fórmula.

Vamos supor que o seu negócio apresenta um market share de 35% e o seu concorrente apresenta o índice de 48%, o cálculo seria o seguinte:

35 / 48 x 100 = 72,91%

Esse dado revela que, para alcançar a parcela de mercado de seu concorrente, faltam 27,08%.

Calculando o market share na Importação e Exportação

Para calcular o market share na importação e exportação, é possível utilizar como dados o valor ou quantidade de determinado NCM. 

Desse modo, você pode realizar o cálculo por meio de duas fórmulas que são:

Quantidade de NCM importada ou exportada / quantidade de ncm importada ou exportada pelos concorrentes x 100

Como também é possível utilizar:

Valor de NCM importada ou exportada pela empresa / Valor de NCM importada ou exportada pelos concorrentes x 100

Como aumentar o market share?

Pessoas negócio, trabalhando, ligado, projeto dados

O principal objetivo em realizar o cálculo é justamente identificar se o número é bom, e, caso contrário, investir em estratégias que possam aumentá-lo.

É importante destacar que mesmo se os valores atuais forem bons, ainda é preciso executar um bom trabalho, com estratégias eficazes e inteligentes.

De todo modo, abaixo separamos algumas dicas especiais para aumentar a quota de mercado da sua empresa. Veja:

  • reduzir preços e/ou fazer promoções;
  • investir em marketing e propaganda;
  • aumentar a presença e autoridade da marca;
  • atrair novos públicos e conquistar novos clientes;
  • expandir a capacidade produtiva e/ou adquirir outras empresas;
  • aprimorar o atendimento ao público e também o pós-vendas;
  • prestar atenção aos desejos dos consumidores;
  • preparar logística e colaboradores para o aumento de vendas;
  • investir em tecnologia.

O primeiro passo para realizar o cálculo de market share é possuir dados confiáveis, armazenados corretamente. 

A Narwal Sistemas oferece as melhores soluções digitais para o comércio exterior. 

Em uma plataforma integrada com ERPs e os principais portais de Comex brasileiros, o seu negócio pode melhorar as atividades de gestão e ainda aprimorar a produção de dados fundamentais para análises estratégicas.

Conheça a solução digital da Narwal Sistemas e melhore a organização de sua empresa!

Conclusão  

Para você que buscou entender como calcular market share, este artigo pode ter sido bastante útil.

Vale destacar que os demais índices empresariais são de extrema importância para o crescimento de um negócio.

Isso porque, ao mensurar e analisar dados, é possível identificar pontos fortes e fracos de uma organização.

Assim, os gestores e líderes podem tomar decisões mais assertivas, e desenvolver planos de ação melhores direcionados.

Caso tenha gostado deste artigo, leia também: “Burocracia fiscal e tributária: Como reduzir tempo e custos burocráticos”

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